TV Corporativa nas escolas

Inúmeras mudanças estão ocorrendo no cenário das organizações empresariais do mundo todo, gerando renovação e revisão de modelos de gestão dessas empresas para sua sobrevivência. Muitos acontecimentos no setor educacional mostram que essas mudanças também estão chegando com muita intensidade nas instituições de ensino brasileiras.

Relatórios do Mec (Ministério da Educação), Exames Nacionais de Cursos, Avaliações de vários cursos como Administração, Direito, Engenharia, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Odontologia entre outros, chegam a muitas conclusões e todas elas focam na mudança de gestão e entram numa fase de evolução no ensino para que a universidade se adapte ao ambiente em que vive.

Esta nova fase exige uma postura diferente do gestor executivo na área da educação, sendo necessário que seja voltada para uma administração profissional e inovadora das instituições de forma a elevar o padrão de qualidade e produtividade das universidades. Esses novos tempos também trazem a introdução de novas técnicas, tecnologias e métodos para gerir.

É necessário buscar tecnologias inovadoras para a excelência do processo de ensino-aprendizagem, é preciso estimular na instituição de ensino um clima de colaboração e confiança mútua, buscando o reconhecimento e a realização das pessoas e também proporcionar a todos os colaboradores treinamento e recursos necessários ao desenvolvimento e capacitação profissional.

É preciso também que uma instituição de ensino tenha seu gerenciamento voltado para assegurar o desempenho da instituição, identificar problemas e ordenar prioridades, estabelecer compreensão clara para que todos os funcionários saibam o que se espera deles e também garantir recompensas e programas de incentivos.

Tudo isso é possível proporcionar a estes profissionais com a implementação de uma Tv Corporativa ou Mural Digital pois, melhorando a comunicação interna numa universidade, o gestor pode controlar o atingimento de metas e objetivos estratégicos e assim, se for preciso, alterar suas ações em face do cenário atual, direcionando essas ações para minimizar dificuldades.

Um gestor que investe na comunicação interna com tecnologia de mídia digital em uma instituição de ensino poderá:

1) avaliar a prestação de serviços aos seus clientes atuais e potenciais, no caso, alunos;

2) interagir com o meio externo, como por exemplo, a mídia;

3) avaliar o desempenho de sua instituição como um todo verificando indicadores de qualidade e de desempenho do que está sendo oferecido com relação ao grau de expectativa e satisfação do cliente.

Como a Tv Corporativa nas escolas alcançam seus objetivos

Group of Multiethnic People Looking Up
Tv corporativa nas instituições de ensino estão em pauta nas reuniões de planejamento.

A proposta de implantar uma Tv Corporativa ou Mural Digital é fazer uma ligação entre as áreas da instituição, buscar integrar seu público visando tornar comum os seus objetivos de forma estratégica. Em 2005, uma pesquisa realizada pela “Aberje” (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) mostra que a empresa ou departamento que trabalha e investe na comunicação interna tem ganho de importância e um crescimento de até 80% e que os impressos já estão perdendo a força nos últimos tempos. De acordo com este levantamento, 31% das empresas já consideram a intranet o principal meio de comunicação entre seus funcionários.

Uma comunicação interna eficiente é garantia de informações alinhadas, por isso, além de uma boa ferramenta e equipe de comunicação, os docentes são fundamentais neste processo. Muito mais importante que a ferramenta utilizada é o planejamento feito entre os envolvidos no desenvolvimento de decisões e é dessa forma que os professores se tornam estratégicos porque por meio deles consegue-se grande parte de informações para produção de newsletter. Os professores são porta vozes de tudo que ocorre na sala de aula. É importante também que este profissional se dedique a entender a cultura organizacional.

Além disso, o professor tem contato direto com os alunos, exerce influência sobre eles, então é muito importante que os docentes estejam alinhados com os objetivos da instituição e muito bem informados sobre tudo que acontece na universidade.

As universidades atendem diversos segmentos de públicos, então isso implica em maior comprometimento e envolvimento com a sua comunicação. É necessário escolher o público alvo e a ferramenta adequada de integração entre a instituição e seu público interno porque esta será uma formadora de opinião e seu alcance vai além dos colaboradores, podendo estender-se pelo mercado de forma geral.

Um mural digital por exemplo, é viável em ambientes estratégicos da instituição como por exemplo, uma sala de espera de matrícula enquanto candidatos ou pais e responsáveis com estudantes aguardam por procedimentos. Nele poderá conter informações sobre cursos, carreiras, notícias sobre eventos da faculdade, dicas para vestibular entre outras.

Um canal como esse pode mostrar o que é a instituição e quais são os seus ideais. É possível evitar equívocos e insatisfação por parte de seu público, protegendo-a do desgaste da imagem, por isso a comunicação deve ser clara, objetiva e corresponder à realidade para trazer os resultados desejados.

 Gestão de escolas com tecnologia: Uma inovação

Little boy working at his desk in class
TV Corporativa nas escolas auxiliam os alunos, professores e visitantes.

A tecnologia na comunicação interna não deve ser benefício apenas do ensino superior, boas e grandes escolas privadas de Ensino Médio e Fundamental também reconhecem dificuldades organizacionais em suas estruturas, contando com a competência de um bom diretor para liderar, motivar e encontrar soluções para problemas. Há gestores que superam limitações e conseguem transformar a escola em um ambiente criador, em uma comunidade de aprendizagem se utilizar todas as tecnologias possíveis.

Há muitos anos, um diretor ou coordenador de escola começou a utilizar computador na secretaria da escola, depois esses computadores foram incluídos nos ambientes de sala de aula e neste momento há um grande esforço para que todos os ambientes sejam contemplados com esta facilidade.

No primeiro momento o uso do computador era exclusivo para tarefas administrativas como cadastro de alunos ou folha de pagamento. Depois os computadores foram instalados em laboratórios e criaram disciplinas isoladas para os alunos. Mas a tecnologia ficou restrita a uso interno com alunos em algumas aulas.

É muito importante que atualmente, o gestor de escola integre com o uso de tecnologia todas as informações que dizem respeito à escola. Com a utilização de gestão informatizada, é possível ter informações usadas em aulas, atividades de professores, dos alunos, bibliotecas virtuais, eventos, reuniões.

Muitos colégios já utilizam esses programas, chamados também de programas integrados de gestão, diminuindo a circulação de papéis, informativos e formulários, convertendo todas as informações em arquivos digitais e depois armazenados em um servidor.

É possível ainda ir mais além nas escolas, fazer cadastro de alunos, atualizações de dados familiares, emissão de boletos, matrículas, cadastro de professores com dados relevantes. Pode ser automatizado o controle de frequência de alunos e professores registrando em cartões magnéticos ou biometrias para conferir e registrar digitais de cada membro da escola.

Uma inovação tecnológica também nas escolas do ponto de vista administrativo é o controle financeiro, pode-se programar despesas e fazer projeções. Professores e funcionários podem fazer pedidos de materiais e livros por softwares on line.

Atualmente é necessário que as escolas divulguem seu negócio para sociedade mostrando o que fazem, quais projetos que desenvolve, qual sua filosofia pedagógica, quais as atribuições e responsabilidades de cada membro da escola e um serviço voltado especialmente para professores, alunos e funcionários englobando a comunidade de ensino-aprendizagem, com informações sobre a escola e eventos, com dicas de ensino, comunicando provas e reuniões, lembrando de compromissos e isso é possível com a implantação da Tv Corporativa na Escola.

A tecnologia da informação e o marketing na área da Educação

OAYT5G0.jpg

A educação, assim como outros ramos, também é um serviço e possui inúmeras características em comum com outras atividades tanto do setor público quanto do privado. Porém é um serviço que não se presta ou executa e sim, é produzido em conjunto com o aluno. Assim, existem muitas estratégias de marketing tecnológico que podem ser úteis à área da educação.

Quanto mais investimento em tecnologia da informação, mais clara e precisa serão as informações e o alinhamento de conhecimento entre colaboradores, assim, mais será eficiente o ensino.

Nas instituições de ensino, o “comprador” não poderá testar seu serviço antes da compra e devido essa intangibilidade torna-se necessário reduzir a incerteza sentida pelo consumidor, portanto é preciso desenvolver um programa de formação que permita qualificar e treinar colaboradores que atuam em linha de frente, como secretaria e docentes.

É preciso padronizar processo de prestação de serviços e automatizar alguns setores para acompanhar satisfação e desempenho de clientes.

Quanto maior a utilização de tecnologia da informação nas instituições, maior será o cumprimento de sua missão, quando identificado problemas e encontradas soluções adequadas. Maior será também a qualidade do serviço produzido aumentando a satisfação do consumidor, pois as necessidades são identificadas e satisfeitas.

A instituição só ganha com o uso de mídias digitais pois melhora a atratividade de recursos, além de divulgar seus serviços, atraindo mais recursos que incluem estudantes, patrocinadores e outros apoios. Além disso permite conjugar os interesses de estudantes e educadores favorecendo a eficiência na aprendizagem.

Num estudo de caso feito por alunos de Administração em 2004 numa universidade de Florianópolis, foi pesquisado sobre A Qualidade da Comunicação Numa Instituição de Ensino Superior e mostra a visão dos estudantes sobre a comunicação interna e a qualidade comunicativa dentro da Instituição. Pôde ser verificado através desse estudo que a necessidade da instituição de dar mais atenção às expectativas do aluno é muito grande e precisa ser permitida a interação comunicativa para troca de informações, buscando solucionar suas dúvidas e abrir espaço para troca de opinião e argumentação com a universidade.

O5MCEB0.jpg

Com o estímulo à privatização da educação, muitos empreendedores entraram neste mercado educacional levando a existência de concorrências entre instituições, tornando o ambiente competitivo num mercado cada vez mais exigente e seletivo.

Por isso, a área da educação vem se tornando uma das mais promissoras do mercado neste século. A educação hoje se tornou um negócio altamente rentável e com grandes perspectivas de crescimento, sendo assim, a comunicação deve ser destacada como um dos principais fatores de sucesso, ou até de insucesso, das estratégias empresariais por ser instrumento de preservação da imagem da empresa.

Com o investimento em mídias digitais como Tv Corporativa e Murais Eletrônicos, é possível alcançar a excelência na comunicação interna e externa, com público alvo definido, pensando em integração de colaboradores, professores e alunos como ferramenta estratégica. Torna a instituição mais competitiva, influenciando no seu desempenho e obtendo os resultados desejados.

Esta integração como ferramenta estratégica deve ser investida, planejada e baseada na satisfação dos alunos, no relacionamento interpessoal de qualidade e na eficiência informacional e além disso, trata-se de uma inovação pois a universidade brasileira hoje em dia não pratica uma cultura de comunicação e isso tem a ver com gestões antiquadas que adotam um processo de decisão centralizado em que não há espaço para diálogo ou para administração participativa tanto de alunos quanto de colaboradores.

Entre em contato e saiba como criar um tv corporativa
em sua instituição de ensino. www.wiplay.com.br  ou
11 3646-2999 – atendimento@wiplay.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s